CONSTANTE "MIGRAÇÃO" ENTRE ESTADOS BRASILEIROS, CHAMADA, "MIGRAÇÃO INTERNA".
- Q JORNAL
- 29 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Por Adriano Lima
29/03/2019 16:50
Fonte: Último Segundo
Falta de oportunidades, decadência do poder público, infraestrutura e saúde precária. São esses e outros motivos causadores da migração no Brasil.
Cada vez mais pessoas migram no país, são as chamadas migrações internas, são vários os fatores que fazem com que a migração aconteçam, dentre elas, econômicas, busca por melhores condições de vida. Envolve também um melhor tratamento na saúde, oportunidade de emprego, melhoras na qualificação salarial. Outro fator, que faz com que os cidadãos brasileiros deixem seu lar, sua terra natal, é a busca por uma formação estudantil. Onde jovens, com a vontade de crescerem profissionalmente, saem para outros estados em busca do seu sonho. Andreia Costa Chaves, que veio da cidade de Marabá no Estado do Pará, diz:
"Bom, na verdade o que me fez vir pra Goiânia foi a questão de tentar evoluir, porque aqui (Goiânia) é mais fácil do que o Estado em que eu morava".
Segundo Andreia, a concorrência termina sendo maior por ter um numero muito pequeno de Universidades, diz então, que veio pra Goiânia em busca de algo melhor e pretende cursar faculdade de Direito.
Entre 2005 e 2010, São Paulo recebeu 305.441 migrantes a mais do que perdeu e Goiás teve um saldo migratório positivo de 213.915.
São pessoas como no caso da Andreia, que estão em busca de melhor qualificação no mercado, e deixa claro que o país ainda precisa fazer um planejamento de estrutura em cada Estado, dando melhores condições e oportunidades na vida do cidadão brasileiro.
Obrigado.
muito bom excelente.....